Voltar para página anterior
Prefeitura realiza campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária deu continuidade nesta última sexta-feira (26), na campanha gratuita de vacinação antirrábica nas Ilhas do Município.
A campanha já havia sido realizada em Rosana e no Distrito de Primavera, e se estendeu nas Ilhas do Município. Ao total foram vacinados 93 animais, entre eles cães e gatos. Lembrando que a vacina é gratuita e é aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade.
Sobre a doença
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.
Lembre- se que a única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é vacinando-os
Febre amarela
Durante a visita, os moradores receberam informações sobre a Febre Amarela. Até o momento, não há nenhum diagnóstico positivo quando à febre amarela em Rosana. Seja em humanos ou macacos.
Mesmo o município não registrando nenhum caso de febre amarela, a divisão ressalta que a imunização é a principal forma de evitar a infecção pela doença.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos contaminados com a doença. Na mata, pelo Haemagogus e Sabethes e, na cidade, a transmissão pode ocorrer com a picada do Aedes aegypti. A doença é de alta gravidade e tem potencial de disseminação em áreas urbanas.