Instalação das placas de orientação
Entre os dias 21 e 30 de novembro, agentes de campo da Mineral Engenharia, empresa parceira da CESP, instalaram as placas de sinalização na Zona de Autossalvamento (ZAS) da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera). Ao todo, foram instaladas 27 placas orientativas que direcionam até os 06 pontos de encontro previstos na área de influência da barragem e, ainda, uma placa de sinalização de área de risco.
O projeto visa orientar todas as pessoas, residentes ou não da ZAS, caso haja necessidade de evacuação imediata da área. O objetivo é que com o direcionamento das placas de Rotas de Fuga, os indivíduos consigam percorrer os trajetos pré-estabelecidos e alcançar os Pontos de Encontro, locais seguros onde a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros poderão auxiliar.
A conclusão desta etapa garante avanços na disseminação da cultura preventiva em Rosana, pautada na segurança da comunidade e fruto do acompanhamento e da parceria contínua com a Defesa Civil municipal.
Participação da Defesa Civil
Acumulando diversas reuniões presenciais e virtuais, a CESP e Defesa Civil de Rosana construíram um vínculo harmonioso ao longo de 2023 na implantação do PAE da UHE Porto Primavera.
Na última reunião realizada no dia 21 de novembro, na Prefeitura Municipal, os agentes celebraram a implantação de todos os elementos de autoproteção na ZAS, previstos na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal n° 14.066/2020), compostos pelo sistema de notificação emergencial – sirenes fixas – e placas de orientação – indicações de rotas de fuga e pontos de encontro.
.
Implantação do PAE da UHE Porto Primavera em 2023
A implantação do PAE se iniciou em maio, com o levantamento cadastral dos residentes na área de influência da barragem. Naquela etapa, agentes da Mineral Engenharia coletaram informações relevantes para que os projetos de sinalização e alarme sonoro fossem compatíveis com a realidade local.
Posteriormente, com participação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Rosana, o projeto de sinalização teve validação em campo. Durante as visitas, os agentes municipais e da Mineral puderam verificar os melhores locais para instalação das placas, com vista a garantir trajetos seguros e de fácil acesso aos moradores.
Outra empresa parceira da CESP foi a Televale. No primeiro semestre de 2023, a equipe de engenharia elaborou mapas acústicos para determinar o raio de alcance de cada sirene. O objetivo era garantir que as sirenes cobrissem inteiramente a região da ZAS, de modo que todos os moradores ouvissem seu toque numa necessidade de evacuação. Em novembro deste ano, 04 estações remotas foram instaladas e testadas com êxito.
Até o momento, a implantação do PAE da UHE Porto Primavera ainda contou, em junho de 2023, com um treinamento interno de segurança de barragens para os colaboradores do empreendimento, com exercício simulado prático de evacuação. A ação objetivou treinar e capacitar a equipe sobre como agir em situações adversas na barragem, se dirigindo com tranquilidade até locais seguros.
A última atividade para encerrar a implantação do PAE da barragem está prevista para ocorrer em maio de 2024: um exercício prático de evacuação externo, com a comunidade residente na ZAS da UHE Porto Primavera.
A CESP informa que haverá divulgação e orientação nas semanas próximas ao evento, com vista a incentivar a participação da comunidade e ressaltar sua importância para garantia de segurança de todos.
Preservação das placas instaladas
A Defesa Civil de Rosana pede aos cidadãos auxílio na preservação das placas, tendo em vista foram instaladas para salvaguardar o município, e enfatiza: o foco prioritário é a segurança da população. INSERIR COMENTÁRIO DC ROSANA
Mais informações
Para dúvidas e mais detalhes sobre o projeto, entre em contato com a CESP pelo canal Diálogo Aberto, que atende por meio do WhatsApp (011) 9 3032-6699. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.