Voltar para página anterior
Autoridades municipais discutem ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Rosana
A Reunião da Sala de Situação foi realizada entre as equipes intersetoriais da Saúde e Setores da municipalidade
Na manhã de quinta-feira (28/03), foi realizada a reunião mensal da sala de situação de Dengue. Na oportunidade foram tratados assuntos pertinentes ao Programa de combate à Dengue, bem como, realizada uma avaliação das ações que estão sendo desenvolvidas, além de apresentadas ideias e sugestões para a manutenção do controle da doença.
Preocupado com a questão da dengue em nosso município, o vice-prefeito Valdir Ferreira de Freitas participou da reunião onde foram apontados os problemas atuais encontrados no combate à dengue e novas medidas que deverão ser tomadas para reforçar a luta contra o mosquito Aedes aegypti. “Este trabalho é de grande importância, pois somente com a união e esforços de todos os segmentos desta municipalidade, e em especial a população, poderemos combater as arboviroses, que representam graves riscos à saúde dos nossos municipes”, disse o vice-prefeito.
A sala de situação da Dengue, trata-se de grupo que representam as esferas municipais que se reúnem todo mês para discutir métodos de combate ao mosquito transmissor da doença e outras situações emergenciais. Todo trabalho está ligados às secretarias e setores do município, que trabalham em conjunto para obterem resultados positivos.
A Secretaria de Saúde orienta toda a população para que intensifiquem os cuidados com relação aos locais que possam acumular água, eliminando assim os possíveis criadouros do mosquito, e pede a colaboração de cada cidadão para que colaborem com os agentes abrindo as suas residências. A prevenção sem dúvida é o melhor remédio, por isso é preciso que cada cidadão faça a sua parte, evitando assim a proliferação da doença. É de suma importância à conscientização da população em aceitar a visita do agente comunitário e endemias em sua residência, devido aos casos positivos encontrados em nosso Município é primordial o serviço de nebulização no imóvel.
A reunião contou com a participação do vice-prefeito, Valdir Ferreira de Freitas, do secretário de Saúde Claudair Garcia dos Reis (Pardal), do diretor de convênios José Luis do Nascimento, da supervisora de ESF’S Helen Sabrina Marchi, da representante da Vigilância Epidemiológica Maria Alice B. Rodrigues, da supervisora de controle de vetores Helayne Magalhães Silva, dos representantes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) os enfermeiros Núbio André, Elio Roque, Kelly Cristina, Bruna Inácio, a profissional do IEC Fernanda Lima, representando a Secretaria de Educação Silvania Mendonça, Secretaria de Engenharia e Obras representado pelo Sr Luiz Fernando e Diego Ricardo, o Hospital Estadual Porto Primavera representado pela enfermeira Katia dos Santos Barbosa e a Secretaria de Turismo atraves do Secretario Marco Antônio Meira Coqueiro, o Turismologo Francisco Rodrigues e Renan Medeiros.
Departamento de Comunicação, 28 de março de 2019.