TOP Destinos Turísticos

  Categoria - Sol & Praia

O Paraíso das Águas Cristalinas! É assim que Rosana se destaca entre as cidades às margens do rio Paraná. Com calor a maior parte do ano, nossos visitantes recorrem ao nosso balneário gratuito para aproveitar momentos de lazer para garantir aquele bronze maravilhoso. Com areia sempre limpa, banheiros completos, paisagens incríveis e segurança impecável, o Balneário Municipal é atrativo mesmo para aquelas pessoas que tem prainhas em suas cidades de origem.

Rosana tem uma magia contagiante e garantimos um menu saboroso para quem não quer tirar o pé da areia. Outra opção de diversão é o JURERÊ NACIONAL, um banco de areia no meio do rio Paraná, acessível apenas com barco, mas com drinks e aluguel de tendas e guarda-sóis todos os dias da semana. O turista que busca em Rosana, conforto e bom atendimento, tem sua expectativa realizada e sempre volta.

Em pesquisas, 76% dos entrevistados estão em retorno ao município, ou seja, já vieram uma vez, se apaixonaram e voltam sempre que podem. Recebemos grupos familiares em ônibus fretados que aproveitam a paisagem e, por vezes, os eventos no balneário, para divertirem-se enquanto aproveitam o clima favorável. A cidade é a melhor opção para diversão e SOL & PRAIA em toda a região. Visite Rosana e encante-se!

Categoria - Pesca

Rosana, o mais belo município do Pontal do Paranapanema, tem sua fama de destino para pescadores brasileiros e internacionais. Recebemos visitantes dos Estados vizinho e também de países como México e Portugal. Rosana se tornou atrativo para a pescaria, à medida que a UHE Eng. Sérgio Motta foi ganhando forma. Pesadores vieram de diversos locais para aproveitar em nossa cidade, em momentos de lazer e recreação.

Campanhas de soltura de alevinos são realizadas ao longo do ano, tanto quanto, a conscientização para a modalidade Pesque e Solte, garantindo a sustentabilidade da atividade turística, bem como a biodiversidade dos rios Paraná (de relevância continental) e do rio Paranapanema (importante ao Brasil). A comercialização de hotspots interessantes aos pescadores é o forte para os piloteiros e pescadores aposentados.

Rosana é bela por natureza, e o Turismo é o grande agente do desenvolvimento econômico, mantenedor das condições ambientais, captador de recursos governamentais, impulsionador de pesquisas e conhecimento científico. Por meio do Turismo de Pesca, Rosana se mantém MIT, busca graduar-se na categorização paulista, contribuindo no Mapa do Turismo Brasileiro como um celeiro de oportunidades para os turistas.

Categoria - Naútico

Se considerarmos apenas a jusante dos rios Paraná e Paranapanema, temos aproximadamente 31 mil m² (área de 80 km²) de água doce, oscilando entre profundidades e correntezas que possibilitam a prática de vários esportes aquáticos. Ao somarmos o reservatório da UHE Sérgio Motta, teremos 116,20 mil m² (e uma área de 301 km²).

À montante ainda é pouco explorada, pois desejamos aprimorar o serviço turístico nos assentamentos às margens para proporcionar a melhor experiencia aos turistas, ao passo em que valorizamos a identidade local, a vida no campo e a produção rural original. Hoje é possível acessar o reservatório da UHE embarcando no balneário ou nas Três Rampas e fazer a eclusagem.

Recebemos todos os anos, etapa do Campeonato Paulista de Jet Ski e o Encontro de Jet Skis – com mais de 100 participantes na edição 2022 e realizamos o “Arrancadão de Barcos”, grande evento com participantes da cidade. Duas marinas à beira do rio Paraná, guardam mais de 100 lanchas, a maior com 39 pés, e outros veículos aquáticos, oferecendo serviços de lanchonete e conveniência, além de profissionais preparados para bem-atender o usuário. Rosana é destino consolidado para o Turismo Náutico no interior paulista!

Aspectos Genéricos

Rosana busca a excelência na atividade turística, por isso, utiliza suas plataformas digitais como espelhos para os atrativos turísticos, e o que sobressai aos olhos dos visitantes, é a exuberância da natureza preservada. A Administração Municipal participa das aulas eletivas sobre Turismo, a rede Estadual de Ensino, apresentando suas atividades, as propostas, levando conhecimento e possibilidades de desenvolvimento para jovens e adolescentes.

Sempre atentos à demanda de nosso visitante – ouvido principalmente durante eventos – a fim de melhorar infraestruturas e serviços. No último réveillon, por exemplo, apontou-se apenas a quantidade de banheiros como um ponto fraco, contudo, segurança, limpeza, preços, hospitalidade, sinalização turística e condições da rodovia de acesso foram bem avaliados. 

Estamos trabalhando para legislar sobre a relevância do CADASTUR no ato do pedido de Alvarás, facilitando o controle e aumentando a participação dos empresários neste dado tão importante. Há hoje, 1 Bacharel em Turismo e 7 estagiários do curso de Turismo da Unesp, atuando na SETUR de Rosana. A cidade também conta com um Posto de Informações Turísticas equipado e aberto para visitas durante 6 dias da semana.