O Conselho Municipal de Turismo de Rosana atua de forma eficaz junto à Prefeitura, desenvolvendo discussões deliberativas e consultivas acerca do destino turístico de Rosana, suas metas e propostas, bem como as estratégias para conclusão dos seus objetivos.
Formado por representantes do poder executivo e legislativo municipal, instituições de ensino superior, representantes das polícias ambiental e militar, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, representantes da Associação Comercial, representantes dos segmentos hoteleiros, restaurantes e bares envolvidos no turismo local, com seus respectivos titulares e suplentes. Sua composição está regulamentada pelo Decreto 2994/2019.
Criado pela Lei Municipal 1568/2017, compete ao Conselho Municipal de Turismo opinar e propor as políticas municipais de turismo, suas diretrizes e objetivos bem como criar planos e instrumentos de estímulo ao desenvolvimento turístico local. O COMTUR em suas atribuições consta contribuir com debates sobre os temas relevantes da cidade e região e também manter atualizados os dados turísticos do município.