Com grandes riquezas naturais, Rosana, localizada no extremo oeste do Estado de são Paulo que faz divisa com os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. A cidade é banhada por dois grandes rios do país, o Paraná e o Paranapanema. É essa abundância de água que movimenta notoriamente a pesca, levando turistas do país inteiro à região atrás dos peixes típicos como o Tucunaré, Pintado, Jaú entre outros.
Para quem busca tranquilidade e belas paisagens, é sem dúvidas uma ótima opção no Pontal do Paranapanema para aproveitar um fim de semana com a família e curtir a natureza.
Rosana é um daqueles lugares em que o tempo passa mais devagar sendo possível desfrutar horas em meio às águas, o calor e a natureza. Dizem, inclusive, que aqui é considerado "O Mais Belo Município do Pontal" e guarda grandes histórias.
Balneário Municipal
Para os dias quentes, nada mais adequado do que uma visita ao Balneário Municipal. O balneário tem em sua infraestrutura quiosques, duchas personalizadas com os animais típicos da região, espaço para camping, banheiros públicos, lanchonetes, estrutura para práticas de vôlei, futebol de areia, ponto de apoio do corpo de bombeiros e área protegida para os banhistas.
Possui dique que serve para conter a correnteza sendo um belo local de contemplação e captação de imagens do pôr-do-sol e rampas para desembarque de barcos. Possui grande atratividade na região, pois concentra diferentes tipos de atrações turísticas em suas dependências como a gastronomia e o lazer, além de ser ponto de partida para passeios e serve de palco para os mais diversos eventos.
Encontro dos Rios e Marco da Divisa
O encontro dos rios Paraná e Paranapanema chama atenção e vislumbra quem avista a fusão das águas de diferentes cores. A visualização deste fenômeno ocorre por via fluvial. Este local é divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Também é considera-do o início do estado por ali estar localizado o Marco Zero do Estado de São Paulo.
Feira Livre Eng. Isaac Amaral Alves
A Feira Livre de Primavera serve como espaço para os mais diversos eventos. Todas as sextas à noite acontece a Feirinha com opções gastronômicas da região e produtos à venda. Quinzenalmente, aos sábados pela manhã, acontece a Feira do Produtor Rural, com produtos agrícolas, artigos e artesanato do município.
Igreja Matriz de Primavera - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
A Igreja Matriz de Primavera, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, foi construída pela CESP em 1993 e possui arquitetura em formato de proa de barco, apontando rumo ao Norte, fazendo menção à divindade católica que com seus ensinamentos, espera sempre que caminhemos rumo ao alto, ao bom e ao justo. Seu formato arquitetônico e original inspirou outras igrejas a construírem da mesma forma, mas sem tão grande expressão e magnitude e relevância histórica – salvo, pela fé depositada em todos os templos religiosos. A paróquia está aberta ao público todos os dias podendo ser visitada por turistas e entusiastas, quanto por religiosos que procuram ali um local de oração, silêncio e paz para suas súplicas e agradecimentos.
Igreja Matriz de Rosana - Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
Localizada à Rua Maria Francisca Pereira, em Rosana, a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes representa a devoção dos católicos do município a esta Santa. Rosana, por ser uma cidade banhada por dois grandes e importantes rios sendo a pesca uma das suas principais fontes de renda, tem como padroeira a Nossa Senhora dos Navegantes, que impulsionou o fortalecimento e desenvolvimento da Paróquia. Seu caráter local é muito importante, já que está muito relacionada com os primeiros moradores da cidade.
Ilhas do Rio Paraná
O Município de Rosana possui 16 belas ilhas ao redor do Balneário Municipal, onde é possível apreciar as paisagens e se banhar nas águas claras do Rio Paraná. Os bancos de areia formados no meio do rio são uma grande atração para os banhistas. Nesses locais, as pessoas se reúnem em momentos de lazer e descontração.
Memorial de Nossa Senhora Aparecida
Inaugurado em 2015, o Memorial de Nossa Senhora Aparecida, situado à Rua do Hospital, 921 – Quadra 38, pode ser considerado um atrativo completo para visitantes que procuram através da religião história, fé, arte, transformação e iluminação.
Mirante Observatório do Rio Paraná
O Mirante Observatório do Rio Paraná “João Roberto da Silva Silveira” conta com uma vista privilegiada. O local estrategicamente escolhido é banhado pela beleza do Rio Paraná. A natureza reservou umas das experiências mais bonitas que poderão ser encontradas no Município. O Mirante está instalado a 38 metros acima do leito do rio.
Pátio da Estação FEPASA - Ferrovia Paulista
O chamado Pátio FEPASA reúne um conjunto de prédios utilizados como estação da ferrovia para o trecho do Ramal de Dourados da extinta administradora das Linhas Férreas Ferrovia Paulista S/A. Há um prédio principal que fora tombado segundo Decreto nº 1561/2010, baseado na Lei Federal nº 25, de 30 de Novembro de 1937.
Praça dos Pioneiros
Localizada no centro de Rosana, a Praça dos Pioneiros é uma homenagem aos primeiros moradores e fundadores da cidade de Rosana. Um espaço de lazer agradável que conta com Academia ao Ar Livre. Frequentada por toda a comunidade rosanense, é local para a realização de alguns eventos. O local reúne uma grande oferta de serviços como ponto de táxi, lazer e recreação, opções de alimentação e comércio.
Praia Jurerê Nacional
A Ilha Jurerê é um importante atrativo turístico natural do município de Rosana, localizada no rio Paraná, apelidada assim carinhosamente pelos seus visitantes. É formada por um banco de areia de 1,65 hectares, com águas tranquilas e cristalinas. No local o visitante pode se divertir enquanto desfruta de uma belíssima paisagem. O acesso é feito com os barqueiros que oferecem o passeio a partir do Balneário Municipal ou das Três Rampas, além de embarcações próprias.
Reservas Florestais
Foram preservados fragmentos da Mata Atlântica entre algumas ruas do Distrito de Primavera, formando uma sequencia de quadras com matas. Esses trechos trazem características de bosque e são admirados por moradores e visitantes. É possível avistar animais silvestres como Macaco-prego, lagartos, aves como Tucanos e araras, dentre outros. Essas pequenas reservas são únicas na cidade e acabam configurando um importante recurso local, já que os animais que estão nela passam a ser observados, causando curiosidade e potencializando uma ferramenta de preservação e educação ambiental.
Rio Paraná
O Rio Paraná – que significa “Como o mar” ou “parecido com o mar”, em Tupi, é o principal formador da Bacia do Prata. Quando considerado em sua extensão total até a foz do Rio da Prata, na cidade de Buenos Aires, é o oitavo maior rio do mundo em extensão (4.880 km) e o segundo maior do continente. É o décimo maior do mundo em vazão, drenando boa parte do centro-sul da América do Sul, incluindo parte de cinco estados do Brasil.
Sua bacia hidrográfica abrange mais de 10% de todo o território brasileiro, segundo a Itaipu Binacional. Suas águas proporcionam boas pescarias, momentos de descontração, práticas de esporte e muitas outras atividades. Para os pescadores, os peixes mais procurados são o dourado, pacu, piapara e tucunaré.
Rio Paranapanema
Este curso d’água percorre 930 km entre os estados de São Paulo e Paraná guardando riquezas variadas em seu leito. Por causa disso e de sua localização, o aproveitamento do Paranapanema para a geração de energia hidrelétrica iniciou-se em 1936, com a construção da pequena usina Paranapanema, no médio curso do rio. Atualmente este rio conta com 11 (onze) usinas geradoras, sendo a de Rosana a última de seu curso.
O rio Paranapanema finaliza na confluência com o rio Paraná, que nos proporciona tamanha beleza e peculiaridade pelo encontro das águas de cores diferentes. Há uma série de ranchos que estão próximos a ele, proporcionando lazer, diversão e atividades esportivas e de pesca.
Três Rampas
Após o acesso ao Mirante Observatório, encontra-se o local denominado pelos moradores como Três Rampas, por possuir três rampas de acesso ao rio Paraná. Este local tem ligação com o início da formação da cidade de Rosana, pois era por ele que chegava parte da madeira e outros materiais, bem como bens de consumo e alimentos para a cidade e seus moradores.
UNESP - Campus Experimental de Rosana
A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, uma das melhores universidades do Brasil, possui um campus em Rosana. Os cursos oferecidos são Bacharelado em Turismo, curso que impulsionou a abertura do campus na cidade, e Bacharelado em Engenharia de Energia, iniciado em 2014, onde os discentes desenvolvem projetos e tecnologias para o bem da comunidade. Pelo renome, a faculdade tem grande notoriedade nacional e internacional.
Usinas Hidrelétricas
Rosana tem duas Usinas Hidrelétricas, a UHE Porto Primavera (Eng. Sérgio Motta) e a UHE Rosana. A primeira está localizada no Rio Paraná fazendo divisa com o Mato Grosso do Sul e sua barragem, a mais extensa do Brasil, tem 10.186,20 metros de comprimento e seu reservatório, 2.250 km². Atualmente conta com 14 unidades de geração de energia (turbinas), capazes de gerar 1.540 MW de potência e dispõe de eclusa para navegação, integrando a hidrovia Tietê-Paraná, escada e elevador para peixes. A Usina de Rosana está localizada no Rio Paranapanema, fazendo divisa com o Paraná contando com 04 unidades geradoras e totalizando 354 MW de potência instalada.
Pista de Cooper
Denominado pela comunidade como Pista de Cooper dos Eucaliptos, é uma espécie de paredão feito de árvores. Possui pista asfaltada com 2 km para caminhada e cooper, academia com aparelhos de exercícios para a terceira idade e brinquedos para as crianças, preservando a característica de bosque, frequentado tanto por adeptos às práticas esportivas e lazer, principalmente para apreciar o fim de tarde.
O bosque presenteia os moradores das proximidades com o característico perfume mentolado que exala em dias chuvosos. Localizado próximo à avenida principal do distrito de Primavera, possui unicidade e caráter local, já que foi elaborado no início da construção do distrito, criando um laço afetivo com os moradores locais.
Cine Teatro Casa da Cultura
Localizado na praça central de Primavera, é um prédio tombado como patrimônio cultural de Rosana. Possui auditório com 280 poltronas, ar-condicionado, equipamento de áudio e vídeo, camarins e banheiros. Este espaço é utilizado para exibição de filmes diversos, apresentações teatrais, convenções, reuniões, colação de grau e eventos públicos ou privados.