Cidade de Rosana
A cidade ganhou o nome de Rosana em homenagem a uma das filhas do colonizador Sebastião Camargo. Pela sua história e formação, o município reúne pessoas de diferentes regiões do Brasil, formando uma cultura muito diversificada. Aqui abriga uma terra fértil onde brotam flores e sonhos de gente que encontrou aqui muito mais do que um lugar bonito e de clima agradável para viver.
Rosana foi fundada pelo estímulo da construção dos trilhos do Ramal Dourados, na década de 1950, que seria uma linha partindo do tronco da Estrada de Ferro Sorocabana, em Presidente Prudente, e seguiria até a cidade de Dourados, no então Estado de Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul). A cidade de surgiu, mas os trilhos não chegaram aqui.
Distrito de Primavera
De uma vila residencial construída para abrigar trabalhadores, a um distrito de importância histórico/cultural imensurável, Primavera apresenta-se hoje como uma localidade indivisível de Rosana. Concentrando grande parte do comércio do município destacando Bancos, Fórum, Instituições, Escolas e Organizações não-governamentais.
Essas características tão peculiares e seu traçado planejado – em formato de navio – confere a Primavera uma potencial atratividade que pode trazer um novo tipo de turista, com novas motivações e, assim, gerar mais desenvolvimento ao município.