Desenvolvimento econômico promovido pela força do trabalho na zona rural

São cerca de 300 km de estradas rurais destinados à agricultura familiar

O Município de Rosana é composto por quatro assentamentos entre eles estão: Bonanza, Nova Pontal, Porto Maria e Gleba XV de Novembro, contando com aproximadamente 819 famílias assentadas.

Podemos destacar a agricultura familiar pela produção de hortifrútis plantados em lotes de assentamentos, os produtos cultivados são distribuídos em feiras, para o consumidor final, e ofertados para Programa de Aquisição de Alimentos - PAA do Governo Federal e Conab, e o Programa Nacional de alimentação Escolar – PNAE realizados no Município.

Em Rosana o valor da produção agrícola, área plantada, área colhida, produtividade por hectare e percentual da área territorial com plantação e por tipo de lavoura vem crescendo, os produtores rurais estão se articulando para produzir alimentos, coletivamente em Associações ou individualmente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), pela primeira vez no Município os produtores rurais experimentam uma melhoria nas condições de vivem em área rural, com muito esforço e trabalho estão alcançando avanços na qualidade de vida, embora para quem lida com a agricultura, devido às condições climáticas quando chove muito ou pouco pode ser prejudicial às plantações, assim, o produtor tem sentido com maior intensidade, quando se trata das estações das chuvas, períodos longos de estiagem e dificuldades nos 300 km de estradas de terra.

Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Leandro Muller foi observado que nos últimos anos há um crescente interesse pela agricultura. “Percebemos junto aos produtores que a atividade vem se tornando lucrativa e promovendo independência financeira para as famílias e culminando na fixação do homem ao campo, pois nos centros urbanos a situação econômica está mais difícil de administrar, vive-se melhor e mais conforto no campo”. Relata.

Em tempos de expansão industrial aproximadamente 819 famílias lutam para manter suas raízes em 04 assentamentos, onde permanecem com a condição de fazer com que a terra dê frutos e proporcione alimentos para quem vive nas áreas urbanas.

Agricultura familiar reinventa as suas práticas, o hortifrútis está sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento das famílias, que sobrevivem e se reinventam através da produção, atraindo cada vez mais clientes, que aprovaram a qualidade e preço dos produtos vendidos. Com frutas e hortaliças 100% saudáveis.