A Prefeitura Municipal de Rosana, por meio da Secretaria Municipal de Arrecadação e Coletoria, comunica que o prazo para pedido de isenção do exercício 2023 do IPTU para aposentados e portadores de doenças graves vai até 31 de janeiro.
COMO SOLICITAR
Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Protocolo – SAC – localizada no Paço Municipal em Rosana.
QUEM PODE PEDIR A ISENÇÃO
Os casos para isenção de pagamento do IPTU são os previstos nas Leis Municipais nº 601/2000 voltada para aposentados e pensionistas e nº 1570/2017 voltada para portadores de doenças consideradas graves.
REQUISITOS PARA REQUERER:
- Ser aposentado ou pensionista sob qualquer vínculo e utilizar o imóvel como residência;
- Rendimento mensal que não ultrapasse 2 (dois) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido.
Ou
- Ser portador de doenças graves, conforme prevê a Lei 1570/2017, das seguintes patologias: Neoplasia Maligna (câncer); Espondiloartrose anquilosante; Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); Tuberculose ativa; Hanseníase; Alienação Mental; Esclerose Múltipla; Cegueira; Paralisia irreversível e incapacitante; Cardiopatia grave; Doença de Parkinson; Nefropatia grave; Síndrome de deficiência imunológica adquirida – Aids; Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada; Hepatopatia grave, Fibrose cística (mucoviscidose).
- Documentos necessários para aposentados e pensionistas: Requerimento, Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta do site www.meu.inss.gov.br, Carnê do IPTU, RG, CPF, Comprovante de Endereço atualizado (Água ou Luz) do mês de dezembro/2022 ou janeiro/2023.
- Documentos necessários para portadores de doenças graves: RG, CPF, Comprovante de Endereço atualizado (Água ou Luz) do mês de dezembro de 2022 ou janeiro de 2023, comprovante de que é proprietário do imóvel e que esteja sendo utilizado exclusivamente como sua residência e de sua família e atestado atualizado fornecido pelo médico que acompanha o tratamento. Constando: A) O diagnóstico da doença; B) Estágio Clínico Atual; C) Classificação Internacional da Doença (CID); D) Carimbo que identifique o nome e o número de registro de médico (CRM).
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria pelo fone (18) 3288-8227.
Departamento de Comunicação, 09 de janeiro de 2023.