Voltar para página anterior
Prefeitura Municipal celebra os 33 anos da Lei Estadual de criação do município de Rosana
Comemora-se nesta segunda-feira, 09 de janeiro, os 33 anos da promulgação da Lei Estadual 6.645/90, responsável pela criação do Município de Rosana, dentre outras alterações no quadro territorial administrativo do Estado.
Rosana
O município, situado a 748 km da capital do Estado, se localiza na região do Oeste Paulista com uma área territorial de 744.011 km². De acordo com a estimativa mais recente do IBGE (2021), atualmente possui 15.929 habitantes.
Rosana faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, e é banhado pelos rios Paraná e Paranapanema que se encontram no obelisco, monumento instalado no último trecho de terra do pontal que representa o Marco Zero do Estado de São Paulo.
No município de Rosana estão instaladas ainda, duas grandes usinas, a U.H.E de Rosana, que represa o rio Paranapanema, e a U.H.E Engenheiro Sérgio Mota, responsável pela represa do rio Paraná.
Em constante desenvolvimento
Rosana é Município de Interesse Turístico – MIT, e a atual administração municipal segue trabalhando arduamente pelo desenvolvimento social e econômico local.
Nos últimos anos, foram muitas as conquistas do município. Especialmente no setor turístico, foram realizadas inúmeras melhorias em atrativos, além de benfeitorias para o setor náutico. Reformas e construções de novas rampas de acesso aos rios Paraná e Paranapanema, instalação de píer flutuante, construção do Mirante Observatório do Rio Paraná, investimentos em monitoramento eletrônico e acesso à internet Wi-Fi gratuito em espaços públicos, construção de uma nova área camping, acesso ao vivo às câmeras de monitoramento dos atrativos, aquisição de equipamentos de salvamento e capacitação de equipes, parceria com a Marinha do Brasil para capacitação e habilitação à Carteira Verde para novos barqueiros, conquistas que trouxeram maior demanda de visitantes e de investidores, tendo em vista o nítido crescimento na área da construção civil, com o expressivo aumento de novos ranchos, casas de temporada e da locação de espaços para novas embarcações nas duas marinas localizadas do Balneário Municipal.
A economia do município de Rosana baseia-se ainda no comércio, na agricultura e pecuária e nas empresas privadas instaladas no distrito e assentamentos.
A Lei
Departamento de Comunicação, 09 de janeiro de 2023.
Download - Clique aqui para baixar