Tempestade de poeira e fortes rajadas de vento causaram danos no Município de Rosana

As equipes da Defesa Civil e Setor de Obras e Manutenção da Prefeitura Municipal de Rosana foram acionadas para o atendimento de ocorrências nesta sexta-feira, 01 de outubro, e trabalham em conjunto para auxiliar nos reparos dos danos causados pela tempestade de poeira e vento que ocorreu por volta das 11h30 da manhã no Município de Rosana.
As fortes rajadas de vento derrubaram árvores, e arremessaram galhos na rede elétrica e telefônica, causando a interrupção no fornecimento da energia e internet em algumas localidades. Cidades do Oeste Paulista também relataram inúmeras ocorrências com a passagem da tempestade.
De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Regional, ainda há chances de que o fenômeno possa ocorrer novamente, tendo em vista que o longo período de estiagem e seca em contato com a chegada de novas frentes frias, causam uma espécie de choque térmico.
Na última semana de setembro, cidades paulistas como Franca, Ribeirão Preto e Barretos sofreram com o impacto de uma forte tempestade de areia, de proporções muito maiores do que a presenciada hoje no município de Rosana.
O que causa?
Segundo recente matéria da BBC News Brasil, o desmatamento e o modelo agrícola das regiões impactadas, com grandes porções de solo seco e sem cobertura vegetal tem relação direta com a formação das tempestades de poeira.

Departamento de Comunicação, 01 de outubro de 2021.