Projeto Horta Educativa desperta consciência sustentável e ensina sobre alimentação saudável

Alface, couve, cenoura, quiabo, abobrinha, tomate… A variedade de verduras e legumes é grande na horta que é cuidada com carinho e empolgação pelos alunos da Escola Municipal Antônio Felix Gonçalves.

Na manhã desta quinta-feira (29/08), os pais foram convidados para conhecer o Projeto, o que proporcionou integração da família no ambiente escolar. Para Ana Claudia Vitor, mãe do aluno Vitor Hugo, o Projeto veio pra somar. “o Projeto é maravilhoso, tenho que arabenizar a iniciativa! É muito bom para as nossas crianças o contato com a terra e com os alimentos. Com a horta, eles estão aprendendo sobre a diversidade dos alimentos que estão na nossa mesa, e compartilhando boas práticas” destacou.

A horta se tornou uma das atrações da escola e motivo de orgulho dos 80 alunos do 4º e 5º ano. “Iniciamos o Projeto com práticas sustentáveis, os canteiros foram feitos pelos alunos com materiais recicláveis, o que proporcionou conhecimentos sobre sustentabilidade. Em seguida eles aprenderam a preparar o solo, semear e conheceram variedades das sementes, agora eles acompanharam o processo de crescimento da horta, em breve vão colher os resultados” explicou a cuidadora da horta, Edenir Mota de Andrade.

A experiência dos alunos com a horta vai muito além do objetivo do projeto, já que tudo o que é vivenciado pelas crianças também é trabalhado em sala de aula. De acordo com a Professora, Renilde de Sá Soares os alunos se empenharam para execução do Projeto. “Nossa turma ficou responsável pelo canteiro de couve. No inicio muitos não queriam sujar as mãos, mas, no final com incentivo dos outros todos acabaram participando. Desenvolver este projeto esta sendo maravilhoso, tanto para o incentivo que eles comam no refeitório os lanches que são feitos com verduras, como o desenvolvimento na sala de aula e o carinho que eles estão tendo com a horta”. Disse a professora.

“Estou muito contente, alcançamos objetivo principal é fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país e do meio ambiente, além de trazer as famílias para dentro da vida escolar dos filhos” destacou a Secretária de Educação, Luciana Rodrigues.

De grão em grão, a horta da escola vai semeando uma consciência sustentável entre os alunos, que acabam multiplicando junto aos familiares à ideia de hábitos e uma alimentação saudável, que é possível serem feita de maneira ecologicamente correta.

Departamento de Comunicação, 29 de agosto de 2019.