Notícia
Voltar para página anterior

Secretaria de Saúde intensifica ações para controle e combate a leishmaniose visceral

Saúde alerta para Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses

Durante está semana é celebrada a “Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses”, o evento foi instituído pela Presidência da República por meio da Lei Nº 12.604, de 03 de abril de 2012.
 
A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em áreas endêmicas para as leishmanioses no mundo sob o risco de infecção, dentre as quais, mais de 600 milhões estão sob o risco de adquirir leishmaniose visceral, potencialmente fatal. São estimados, anualmente, mais de 300 mil casos novos de LV no mundo, com mais de 20 mil mortes.
 
Durante a semana o controle e endemias, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos realizará trabalho de manejo ambiental e busca ativa de sintomas em animais em áreas que foram encontrados o vetor, além de atividades de orientação e prevenção da leishmaniose visceral.

Quais são os sintomas da Leishmaniose Visceral?
 
A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são: 
  • Febre de longa duração;
  • Aumento do fígado e baço;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Redução da força muscular;
  • Anemia

Como a Leishmaniose Visceral é transmitida?
 
A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, inseto pequeno e têm como característica a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
 
Departamento de Comunicação, 06 de agosto de 2019. 

Prefeitura do Município de Rosana
Avenida José Laurindo, 1540 - CEP: 19273-000 - Rosana/SP
Atendimento ao Público: 07:00h - 11:00h e 13:00h - 17:00h
(18) 3288-8200 / 3288-8215