Notícia
Voltar para página anterior

Conab realiza visita Técnica Orientativa no Município

Na manhã desta última terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) realizou uma visita técnica orientativa no Município de Rosana, a fim de diminuir as dúvidas e tratar dos projetos oferecidos pela Instituição Federal, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 
Participaram da reunião os parceiros do PAA a Associação das Mulheres Unidas do Setor II da Gleba XV de novembro (OMUS), produtores rurais de Rosana e Euclides da Cunha Paulista, juntamente com representantes do Governo Municipal de Rosana e Fundação ITESP.
 
A representante da CONAB, a senhora Matilde Peres, explicou como vão ser administrados os Programas a partir de 2020. Ressaltou também a importância do envio das informações durante a elaboração do projeto e como eles serão desenvolvidos nos próximos anos.
 
Em sua fala, Matilde ressaltou a importância dos Governos Municipais beneficiados pelo Programa atuarem junto aos Deputados Federais e Estaduais para a continuidade do PAA. “Nos últimos anos o Programa vem perdendo força no cenário Nacional, e que se não obtiver apoio ao Programa à tendência é de ir minguando e talvez culminando com o fim” explicou.

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA)
 
O PAA é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. O programa também tem o intuito de valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, preservar o meio-ambiente e a cultura gastronômica local.
 
Objetivos do PAA

1- Remuneração da Produção;
2- Ocupação do espaço Rural;
3- Distribuição de Renda;
4- Combate à Fome;
5- Cultura Alimentar Regional;
6- Preservação Ambiental.
 
O PAA interessa principalmente as famílias dos pequenos produtores rurais, que veem neste importante mercado institucional uma grande parceria na produção e comercialização de produtos agrícola, e que se não houver incremento nos valores destinados a este Programa torna-se difícil a continuidade. E, na outra ponta desta cadeia produtiva estão as famílias de baixa renda assistidos pelo mesmo Programa através da doação destes alimentos produzidos. 
 
Departamento de Comunicação, 03 de junho de 2019. 

Prefeitura do Município de Rosana
Avenida José Laurindo, 1540 - CEP: 19273-000 - Rosana/SP
Atendimento ao Público: 07:00h - 11:00h e 13:00h - 17:00h
(18) 3288-8200 / 3288-8215