Conab realiza visita Técnica Orientativa no Município

Na manhã desta última terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) realizou uma visita técnica orientativa no Município de Rosana, a fim de diminuir as dúvidas e tratar dos projetos oferecidos pela Instituição Federal, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Participaram da reunião os parceiros do PAA a Associação das Mulheres Unidas do Setor II da Gleba XV de novembro (OMUS), produtores rurais de Rosana e Euclides da Cunha Paulista, juntamente com representantes do Governo Municipal de Rosana e Fundação ITESP.

A representante da CONAB, a senhora Matilde Peres, explicou como vão ser administrados os Programas a partir de 2020. Ressaltou também a importância do envio das informações durante a elaboração do projeto e como eles serão desenvolvidos nos próximos anos.

Em sua fala, Matilde ressaltou a importância dos Governos Municipais beneficiados pelo Programa atuarem junto aos Deputados Federais e Estaduais para a continuidade do PAA. “Nos últimos anos o Programa vem perdendo força no cenário Nacional, e que se não obtiver apoio ao Programa à tendência é de ir minguando e talvez culminando com o fim” explicou.

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA)

O PAA é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. O programa também tem o intuito de valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, preservar o meio-ambiente e a cultura gastronômica local.

Objetivos do PAA

1- Remuneração da Produção;
2- Ocupação do espaço Rural;
3- Distribuição de Renda;
4- Combate à Fome;
5- Cultura Alimentar Regional;
6- Preservação Ambiental.

O PAA interessa principalmente as famílias dos pequenos produtores rurais, que veem neste importante mercado institucional uma grande parceria na produção e comercialização de produtos agrícola, e que se não houver incremento nos valores destinados a este Programa torna-se difícil a continuidade. E, na outra ponta desta cadeia produtiva estão as famílias de baixa renda assistidos pelo mesmo Programa através da doação destes alimentos produzidos.

Departamento de Comunicação, 03 de junho de 2019.