Inscrições abertas para o curso de Produção Artesanal de Embutidos de Suínos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMA) está oferecendo gratuitamente curso de Produção Artesanal de Embutidos de Suínos para o aproveitamento de carnes em pequenas propriedades rurais.

Na produção de embutidos e destaca-se a carne suína, em que a matéria prima original é valorizada em até 50%. Para profissionalizar os produtores no preparo desses produtos, a SMA em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) está oferecendo a capacitação, que será realizada de 20 a 22 de novembro, no Assentamento Nova Pontal, na cozinha da Associação da Srª Maria do Rosário.

Serão ofertadas vagas preferencialmente para associações de produtores, no entanto não será fator limitante. As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria. O curso terá duração de 03 (três) dias, sendo o último dia para degustação dos embutidos cárneos produzidos.

A produção dos embutidos e defumados suínos permite alta rentabilidade ao pequeno produtor. O curso ensinará o melhor aproveitamento da carne, permitindo que o produtor conheça novas técnicas de processamento da carne.

A capacitação apresenta os procedimentos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento. Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Abates do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São 1.514  cabeças de suínos em 316 estabelecimentos no Município de Rosana. O curso será ofertado entre os dias 20, 21 e 22 de novembro.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura através do telefone (18) 3284-1043.