Município inicia nesta quarta-feira entrega dos carnês de IPTU

A partir desta quarta-feira, 19 de setembro, a Prefeitura de Rosana realizará a entrega dos novos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e também do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) referentes ao ano de 2018.

Quem pagar a cota única terá 10% de desconto sobre o valor predial e 10% de desconto sobre o valor territorial. A data de vencimento da primeira parcela e cota única será dia 28 de setembro de 2018. “No ano de 2017, tivemos um crescimento considerável nos pagamentos a vista, a população realmente se envolveu e ajudou o município. A arrecadação dos impostos, realmente fez muita diferença em relação às ações que estão sendo realizadas no Município”. Relata o Secretario de Arrecadação e Coletoria, Eder Carlos Oleani Martins.

A entrega dos carnês será realizada pelos colaboradores da Prestação de Serviço, Programa de Capacitação e Qualificação Profissional “Frente Emergencial de Serviço”, visando uma economia significativa aos cofres públicos. A entrega será setorizada, ou seja, a Administração Municipal dividiu o município em bairros, onde estão cadastrados os cidadãos que possuem imóveis em seus nomes, e realiza a entrega dos carnês onde o contribuinte tem seus dados cadastrados junto ao setor de Tributos da Prefeitura Municipal.

A Secretaria de Arrecadação e Coletoria estará realizando plantões para realizar a entrega dos carnês aos contribuintes que ainda não receberam. Além do expediente normal de atendimento, o Paço Municipal e a Subprefeitura funcionará de segunda a sábado, das 07h00 às 20h00. Para aqueles que desejam retirar o carnê via internet, será disponibilizado o IPTU online através do link: www.rosana.sp.gov.br/iptu .

A Constituição Federal determina onde deve ser investido parte desses impostos, então 25% do total arrecadado vai para a Educação e outros 15% diretamente na Saúde. O restante vai para cobrir as despesas do município, como salários de funcionários, equipamentos, manutenção de programas, produtos e muito mais”, pontua o Secretário.

O IPTU é a mais importante fonte de renda para o Município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. A receita oriunda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais do Município e garantir o bem estar de seus habitantes, destinando a receita para saúde, educação, limpeza pública, e outras áreas de interesse público. Além do mais, tem a finalidade de promover a cidadania na medida em que alerta para a responsabilidade de todos os cidadãos no financiamento dos gastos públicos. Portanto, a sustentabilidade da cidade só pode ser eficaz com o pagamento dos tributos, e nesse cenário o IPTU é essencial para termos acesso ao serviço público de qualidade.